sábado, 17 de dezembro de 2011

Despedidas



Um dia de despedidas. Partiram hoje artistas que marcaram sua existência com trabalhos delicados, pujantes e densos.

Calou-se uma das mais belas vozes da atualidade, Cesaria Évora aos 70 anos no Cabo Verde. Era chamada carinhosamente como a 'diva dos pés descalços', por sua origem simples. Carregou consigo mundo afora os sons de sua terra, mornas, fados, e nunca se esquecia de casa. Ouvir a voz de Évora era sempre comovente.

No Brasil ficamos órfãos de um dos baluartes do Teatro. Sérgio Britto morreu no Rio de Janeiro aos 88 anos. Levou consigo arte, amor ao teatro, inquietações e muito, mas muito talento.

O carnavalesco Joãosinho Trinta morreu neste sábado aos 78 anos em São Luís. Seus enredos de carnavais sempre rendiam algo surpreendente, ou se preferirem, extremamente humano.

O trabalho “Ratos e urubus, larguem a minha fantasia” criou polêmica com a Igreja Católica por colocar na Sapucaí um carro alegórico com o Cristo Redentor vestido como mendigo, em 1989. A imagem foi censurada e, sem perder a criatividade, Joãosinho Trinta resolveu cobrir o Cristo com plástico preto e a inscrição: “Mesmo proibido, olhai por nós.”

Definitivamente não foi um bom dia para as artes.

"Bésame, bésame mucho
Como si fuera esta noche la última vez
Bésame, bésame mucho
Que tengo miedo tenerte
Y perderte otra vez”

Trilha Sonora
Artista: Cesaria
Música:Bésame Mucho

Um comentário:

Samuel disse...

resta-nos chorar ao ler esse belo post.

chorar ouvindo a voz de cesaria.

chorar lembrando a emoção da última vez que vi britto interpretando textos meus em 'a última gravação de krapp' e 'ato sem palavras I'.

chorar ouvindo evóra cantar
'que tengo miedo tenerte
y perderte otra vez' e ao lembrar que sérgio disse que eu era o 'poeta da solidão'.

então, 'bésame' e que venha a solidão do meu teatro absurdo...do meu amor absurdo...