domingo, 27 de novembro de 2011

Quase Esqueci...



Tive uma semana meio estranha, oscilando entre a alegria, a dor, o medo e certo cansaço, afinal 2011 está partindo. Por isso mesmo estive um bocado ausente do meu cantinho terapêutico preferido. (este combalido blog).

Um querido amigo, que acho eu, está morando na cidade (luz) que visitarei daqui a mais ou menos um mês, me escreveu um recado que me fez ter certeza de que a tal semana foi mesmo diferente.

Esqueci por completo, mas quinta-feira 24 de novembro completou exatos 20 anos da despedida de Freddie Mercury, ou melhor, Farrokh Bulsara e ele. Não quero ser repetitivo (mas serei) como passou rápido, quase um piscar de olhos... (exagerado!).

Intuição, lembrança, saudades, ou todas juntas, o certo é que na quarta e na quinta, fiquei me ‘distraindo’ editando algumas imagens que compilei em um vídeo como parte de um exercício de quem sabe um dia extrair de dentro de mim alguma vocação para filmagens e textos mais alinhavados (cinema?) isso é cinema, mas apenas engatinho, sem nenhum compromisso a não ser a ‘autoflagelação’:

- Tá vendo, você é mesmo um burro, não consegue enquadrar a imagem no ângulo correto, etc e tal (risos).

Voltando a Freddie, ele como sempre foi uma das inspirações para a tal brincadeira que qualquer dia, se tiver coragem (bem, isso eu tenho) postarei por aqui para que meus amigos decepem a minha cabeça e me tirem essa idéia de que tenho algum talento para as artes. (+ risos).

Agradeço a Flávio por devolver a minha consciência a data de partida do menino Farrokh.

Trilha Sonora
Artista: Queen
Música: It´s a Hard Life

Um comentário:

Piaf disse...

aos 56 anos de vida, minha mãe morreu...

na época, eu só concebia a data da morte dela como sendo relacionada a algo importante para mim: o dia em que nasceu o homem que mudaria minha vida para sempre!

porém, a partir da morte de mamãe eu passei alguns anos pensando: agora o dia 11 de junho também irá simbolizar tristeza.

faz dois anos seguidos só lembrei da morte de mamãe uma semana depois do "aniversário de morte". ano passado lembrei já era 20 de junho. esse ano, quando lembrei já havia se passado cinco dias. fiquei feliz em não ter lembrado do "aniversário dessa morte" porque antes eu achava, como escrevi acima, que nunca em toda minha vida eu iria deixar de associar esse dia com o dia da sua morte.

porém, nunca esqueci do dia em que ela nasceu. jamais vou esquecer das festas de aniversário que aconteciam todo dia 02 do mês de setembro. o cheiro do bolo e dos pasteis de festa que ela mesma fazia. hummm... está tudo tão presente. ao longo desses 10 anos depois da sua morte, eu não esqueci um só ano e fiquei feliz por sempre associar o dia 02 de setembro ao nascimento dela.

hoje, o dia 11 de junho só é alegria novamente. ano passado, por exemplo, fiquei horas contemplando um certo "marquês de suede" que um amigo "se deu de presente".

parece que aconteceu a mesma coisa com o titular desse blog com relação ao "aniversário de morte" do "mr. bad boy". entretanto, no dia 05 setembro o aniversário de nascimento de farrokh estava aqui registrado com a bela "my melancholy blues". isso é o que importa. é bom quando a gente esquece o dia em que as pessoas morreram. devemos comemorar o dia em que elas vieram ao mundo...estou escrevendo de forma piegas, talvez. mas, para mim está sendo importante resgatar a simplicidade...

lembro que quando li a postagem desse blog do dia 05 de setembro 2011 ri bastante com as diversas coincidências que permeiam nossas vidas. logo abaixo do dia 05 vinha o dia 02 de setembro e o título da postagem era "mais viva do que nunca"... minha mãe adorava a "ro ro". a voz da ângela continua linda e, concordo, tudo na artista está mais vivo do que nunca!

aos 35 anos meu irmão morreu...esse "aniversário de morte" ainda não consegui esquecer. quando chega o dia do ano em que ele se foi, penso nas minhas lembranças e perdas. mas, sei que um dia também não vou lembrar dessa data.

então, hoje canto com toda minha tristeza por antecedência:

"non, rien de rien
non, je ne regrette rien
ni le bien qu'on ma fait,
ni le mal
tout ça m'est bien égal!

non, rien de rien
non, je ne regrette rien
c'est payé, balayé, oublié,
je me fous du passé!

avec mes souvenirs
j'ai allumé le feu,
mes chagrins, mes plaisirs,
je n'ai plus besoin d'eux!

balayé les amours
avec leurs trémolos
balayés pour toujours
je repars à zéro"...

que venham os vídeos do mais novo cineasta... beijos.