domingo, 13 de novembro de 2011

Se a Vida Fosse Assim



Sou um neurótico assumido, não nego, e isso não escondo de ninguém. Esta sequência de “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Annie Hall/EUA 1977) é uma das minhas prediletas do Sr. Woody Allen.

Ah! Se a vida fosse assim...

Outro dia tive que esperar em uma fila por quase cinquenta minutos para retirar um documento (passaporte) e à minha frente duas mulheres falavam pelos cotovelos. (Nossa! Jura?)

Papo vai, papo vem, e uma instruía a outra sobre como seria mais fácil tirar o visto americano sem burocracia, pagando uns modestos R$ 750,00 para um tal despachante “fera” indicado pelo pai da mulher língua solta. O despachante era tão bom que sabia disser até que tipo de roupa você deve vestir para conseguir o cobiçado visto. A falante justificou a si própria com a pérola: É caro sim, mas afinal de contas o cara faz tudo por você, ele só não viaja no seu lugar, o resto deixa tudo com ele! Entendeu? (Eita classe média!). 

Naquela altura do campeonato eu já não sabia se ria ou chorava. Queria apenas retirar o meu passaporte e cair fora o quanto antes. 

É constrangedor perceber o que as pessoas não fazem para ir até Miami sem dor de cabeça, sem precisar falar a verdade no consulado americano. Mentir neste caso é tão natural quanto ir até a padaria comprar uns pãezinhos. É bem a cara do nosso povo que pensa ter algum dinheiro no bolso, os fins sempre justificam os meios e tudo bem. Depois a 'culpa' é só dos governantes, e apenas eles e somente eles são os corruptos nessa história. 

Uma era casada (a mais falante), mas não de papel passado e, isso frustraria sua tentativa desesperada de gastar nos States um bocado de reais e fugir um pouco do nosso país, como se alguém lhe impedisse de ir de vez daqui pra qualquer outro lugar. Eu, por exemplo, a mandaria para uma ilha deserta, já que ela mesmo disse que não suportaria a ideia de ficar em uma ilha deserta sem ter nada o que fazer, entenda-se, gastar muito dinheiro, mas bota muito nisso, para tentar compensar suas frustrações.  É o marketing da felicidade a qualquer preço, e a felicidade aqui não parece ter outra fisionomia a não ser a de $$$$$$$$.

A ‘coitada’ tinha uma cara de sofrimento tão fake que nem para figuração de velório acho que a pobre ‘mediana’ serviria. A outra, que mais ouvia do que falava, parecia também perceber que aquele papo estava meio tedioso, mas eram amigas de faculdade que não se viam há anos. Bem, o azar foi todo meu é claro.

No fim das contas me lembrei da cena de “Annie Hall” e descobri durante cinquenta minutos como é duro a vida fora da sala escura. Ah! Woody Allen.... Você nos acostumou muito mal...

Mas luminosidade deve existir mesmo lá pelas bandas de Miami! 

Nenhum comentário: