quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cenas Cotidianas




Cantarolando...

Ele estava sentado na calçada cantarolando alguma canção. Olhava para o céu nublado, cinza tal qual sua vida. De repente um carro branco importado pára à sua direita, desliga o motor. Alguém desce, bate a porta e vai em direção a padaria. Ele para de cantarolar, eleva seus olhos para quem ficou no carro. Sem querer incomodar espera que o motorista olhe para o lado. Acontece então a deixa:

- Moço eu queria apenas um espaço para lhe falar.

-Eu não sou um maloqueiro, e nem sou um bandido. Eu sei que as pessoas olham para mim aqui na sarjeta e pensam: Esse cara é um fracassado, um merda. Esta aí só pra arrancar uns trocados, não quer trabalhar, é um vagabundo! 

O vidro do carro desce, o som do rádio cessa. Alguém deseja ouvir aquela história.

-Eu tenho uma filha o nome dela é Emilly, escreve-se com dois eles e Ipysolon no final. A minha esposa voltou a trabalhar e, quando eu conseguir o meu as coisas vão melhorar. Eu não gosto que a minha filha me veja aqui na rua, mas quando ela aparece me abraça e diz: Oi papai!

-O senhor não imagina o quanto isso que me faz seguir em frente. Hoje eu tô aqui meio jogado, um pouco judiado pelo sofrimento, a gente não é de ferro sabe, tem dia que dá vontade de jogar tudo pro alto. Eu tenho fé que isso é passageiro, um dia tudo volta a ficar melhor pra mim e a minha família.

Ouvem-se passos e vozes na direção do carro. A porta abre, o motor volta a girar... E antes de partir ele responde a pergunta do motorista:

-Meu nome é Francisco, eu sei restaurar móveis. Eu consigo deixar novo um móvel que pro senhor parece não servir mais pra nada. Obrigado por me ouvir, desculpe o desabafo. Boa sorte pro senhor e a família.  

Francisco não está sozinho nas ruas de São Paulo. Não é o único que se senti um merda quando a sociedade apenas lhe diz não. Mas Francisco tem um tesouro; a Emilly.

A dignidade que o mantém lúcido, infelizmente não é a mesma dos nossos políticos.

E Francisco continua cantarolando lá fora...

Trilha Sonora
Artista: REM
Música: All The Way to Reno

Um comentário:

Lidce disse...

Emillys, Stefannys...personagens de um mundo que parece irreal,opressão,depressão,desespero. Fico observando da janela do eu carro emprestado e penso: como pode os Kassabs, Serras,Lulas, Sarneys dormirem tranqüilos todas as noites sabendo que eles contribuem para essa miséria?