sábado, 22 de maio de 2010

Envelheço na Cidade



Mais um clássico dos anos 80 com os paulistanos do Ira!. Olha o Nasi novinho, o Edgar Scandurra com cabelo... Bacana!
Adorava a capa deste disco (eu tive primeiro o K7), o terceiro álbum da banda, “Vivendo e não Aprendendo” (1986), um disco recheado de boas composições. Além de “Envelheço na Cidade”, destacam-se faixas como “Vitrine Viva”, “Gritos na Multidão”, a intrigante “Casa de Papel”, além do hit “Dias de Luta” maior sucesso comercial do Ira! Durante os anos 80.

Conta a história que a gravação deste disco não foi lá muito amistosa entre os meninos da “Rua Paulo” e o produtor musical Liminha. O grupo desejava para o álbum um padrão sonoro que lembrasse o do conjunto inglês The Jam, uma de suas mais notórias influências, porém Liminha julgava como "desafinada" a sonoridade que Edgard Scandurra e cia. queriam como referência. A relação entre banda e produtor se tornou tão tensa que foi preciso transferir os trabalhos restantes de gravação e a mixagem para São Paulo.

O show do lançamento do LP se deu em uma efusiva apresentação na Praça do Relógio, no campus da USP em 11 de Outubro de 1986 (citado como um dos cem melhores shows já feitos no Brasil em uma edição especial da revista Bizz, em 2005), diante de uma platéia estimada em 40 mil pessoas. O êxito do disco é atribuído a três faixas: "Envelheço na Cidade", "Dias de Luta" e, especialmente, "Flores em Você". Construída a partir de um arranjo de um quarteto de cordas e um violão tocado por Edgard acompanhando o vocal de Nasi, foi tema de abertura da novela global “O Outro”, tendo sido uma das canções mais executadas nas rádios brasileiras no período entre 1986 e 1987.

Trilha Sonora
Artista: Ira!
Música: Envelheço na Cidade

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa! Pena que a banda tenha acabado do jeito que acabou.

Fds

Tks

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Jonahas
É muito bom ouvir a música e conhecer a história da banda. Curti muito.
Abração

Aline disse...

Gostava tanto do Ira!