terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Eileen


Os anos 80 na música ficaram marcados pelos excessos do uso dos teclados eletrônicos, os famosos sintetizadores. Mas há algumas exceções de hits que não utilizaram esses recursos.

O mais emblemáticos de todos talvez seja “Come On Eileen”, você lembra dessa canção?
A história por trás da composição “Come On Eileen” eternizada pela banda irlandensa Dexy's Midnight Runners em 1982 é mais ou menos a relatada abaixo:

Eileen foi uma garota com quem o vocalista Kevin Rowland conviveu em sua infância e por quem e se apaixonou quando tinham cerca de 13 anos, acontecendo enfim um namoro entre os dois um ano depois.

A letra descreve um pouco do sentimento de dúvida de um garoto católico perdidamente apaixonado por uma garota em relação ao desejo e a religião, lgo como a luta do espírito versus a carne.

Em sua introdução ouve-se um violino executando alguns compassos de uma canção tradicional do folk Irlandes (celta), “Believe Me If All Those Endearing Young Charms”, composta no longínquo ano de 1808.  

Você talvez ainda não tenha lido, mas a canção foi usada para acordar a astronauta Eileen Collins, a primeira mulher a pilotar e comandar um ônibus espacial na NASA, em sua missão na Discovery, em 2005, algo bacana e que prova a importância da canção ainda no século 21.

Por essas e outras não é difícil perceber que quando “Come On Eileen” rola em alguma pista de dança que se preze, o sucesso é imediato, simplesmente irresistível de ficar parado.


Dexy's Midnight Runners - Come On Eileen

Nenhum comentário: