quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Chicago - the early years


Para quem conheceu a banda Chicago apenas no final dos anos 70 e inicio dos 80, sinto em informar que a melhor fase da banda reside exatamente no momento anterior a esse, mas precisamente entre 1967 e meados da década seguinte, portanto você provavelmente ainda não conhece esse instante de riqueza artística dessa querida e longeva banda.  

O maior responsável por essa intensa qualidade foi o então guitarrista, vocalista e compositor Terry Kath (1946 – 1978), provavelmente um dos mais subestimados guitarristas da história do rock'n'roll, isso para dizer o mínimo.

Neste período a banda foi responsável por um som encorpado, maduro e criativo, bebendo em influências variadas como, jazz, rock, blues, alcançando os grooves do rhythm and blues. 

Kath chegou a ser comparado por alguns críticos a Jimi Hendrix, com o qual, por sinal tocou algumas vezes nas ocasiões em que o Chicago acompanhou o gênio das guitarras, Jimi admirava a competência estética de Kath.  

Após os primeiros anos abertos a muita experimentação sonora, a banda em meados dos anos 70 começou a ceder espaço a baladas mais comerciais, resultado de um cabo de guerra travado internamente entre Kath com o então baixista Peter Cetera (também fundador da banda) que tinha em seu favor o interesse monetário do empresário da banda.

Após a trágica e precoce morte de Kath, o Chicago seguiu seu caminho com menos tônus para a criatividade e inovações, alcançando muito sucesso na indústria fonográfica com baladas românticas cantadas por Cetera durante a década de 80 e o inicio dos 90.  

Clicando aqui é possível assistir na integra uma das grandes performances ao vivo da banda no verão de 1970 em Tanglewood (Lenox, MA), vale a pena assistir.

Outra dica é o documentário “Now More Than Ever: TheHistory of Chicago” veiculado pela Netflix e que remonta um pouco dessa história. 

Ps: Os metais da banda eram de arrepiar!

Chicago - Does Anybody Really Know What Time It Is?





Chicago – Introduction

Nenhum comentário: