quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Na Hora do almoço


Hector Babenco durante sua última entrevista ao Programa Roda Viva da Tv Cultura falou sobre a sobrevivência, presente em muitas de suas personagens.

- A idéia da não violência em grandes agrupamentos de pessoas, ou seja, por que numa praia que você tem um espaço por metro quadrado dividido por duas pessoas ninguém quando passa andando joga areia no outro? Por que num elevador onde você têm 10 pessoas ninguém agride? Por que numa cela que tem 14 pessoas, mas é um lugar para apenas 4 pessoas ninguém mata ninguém? 

Há um código de respeito, o que é meu é meu, há horário para ir ao banheiro. O ser humano tem uma capacidade fantástica de se reorganizar no espaço que ele tem para sobreviver. A sobrevivência é o único critério, não porque são educados. Porque ele sabe que se não há um código de respeito mútuo o caos se instala e o caos gera a violência e, a violência é insana e saí do controle e gera a morte.

Cena 1
Elucubrando sobre o assunto hoje na hora do almoço pensei: Talvez, seja isso que permita eu sentar a mesa de um restaurante para dividir espaço ao lado de pessoas que nunca vi e nunca mais verei na minha vida.

Cena 2
Talvez, seja isso que me impeça de reclamar da minha sogra quando ela (sem querer é claro) quase engasga o meu filho com mamadeira de água.

Cena 3
Talvez ainda, seja exatamente isso que me segure de jogar uma pedra no carro do motorista animal que quase me atropela sobre a faixa de pedestres quando o sinal esta fechado para o trafego de carros.

Vitrola: Belchior – Na hora do almoço


Um comentário:

Unknown disse...

A cena 2 é um arquétipo universal. Eu escreveria: talvez, seja isso que me impeça de também tentar engasgar a minha sogra... Rsrs.

Babenco e a lembrança da direção impecável do ator William Hurt em interpretação antológica no filme "O Beijo da Mulher Aranha...

As interpretações de Belchior...

Esse post gerou nostalgia...