segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Além dos Campos de Futebol


Cena da cinebiografia de Heleno de Freitas lançada em 2011. Considerado o primeiro craque problema da história do futebol brazuca, Heleno de Freitas (1920-1959) foi um jogador de futebol, advogado e boêmio que rendeu muitas manchetes de jornais além das quatro linhas do campo de jogo. Isso devido, sobretudo ao seu comportamento temperamental, arredio, arrogante, sincero ao extremo.

Heleno foi um jogador talentoso, elegante com seus 1,82 de altura, goleador nato que amava o Botafogo a ponto de oferecer seus préstimos de graça caso fosse necessário, o que lhe rendeu a fama de romântico do futebol. Já para os sócios do ‘Clube dos Cafajestes’ - uma espécie de fuzarca que alegrou a vida carioca nas décadas de 1940 e 1950 e que era composta por rapazes folgazões e irreverentes, uns nascidos em famílias da alta burguesia e outros bem instalados na vida, sempre rodeados de belas mulheres – Heleno era chamado carinhosamente de ‘Gilda’, referencia direta a personagem de Rita Hayworth no cinema devido ao seu temperamento inclassificável.

Acometido pela Sífilis, o jogador enlouqueceu ao longo dos anos, e foi tornando o que já era controverso ainda mais próximo do caos. Por fim, após anos jogando pelo Botafogo, acaba sendo vendido para o Boca Juniors da Argentina.
Heleno retorna ao país e joga pelo Vasco da Gama onde enfim ganha seu único título. No final da carreira ainda consegue jogar 35 minutos pelo América no seu único jogo no ‘maior do mundo’ o Estádio do Maracanã, local que sonhara disputar a copa do mundo um dia.

O final de sua vida é melancólico, em um hospício na cidade mineira de Barbacena, entre seus sonhos megalomaníacos e a realidade dos efeitos da Sífilis.

Heleno de Freitas foi um jogador muito mais interessante do que qualquer Neymar da vida, em um tempo onde a personalidade do ser humano ainda valia alguma coisa no futebol, obviamente foi incompreendido, pois qualquer cidadão que fala o que pensa na lata paga um alto preço pelo ‘atrevimento’, e o que não dizer desse destempero no mundo do futebol. 

Hoje seria impossível Heleno alcançar o estrelato, pois os jogadores se tornaram autênticas marionetes nas mãos de empresários e assessorias de imprensa que pensam apenas em como lucrar cada vez mais com o objeto “craque do futebol”. Neste mundo no caso as opiniões e ações são todas premeditadas para soarem politicamente corretas. 

Nenhum comentário: