terça-feira, 14 de junho de 2011

Miopia


Recentemente o cantor e compositor Lobão disse com todas as letras que o estágio da atual da nova geração música pop brasileira é bem precário.

“Luan Santana é coisa horrorosa, depõe contra a inteligência/uma cicatriz no cerebelo”, afirmou Lobão. Falou ainda sobre o filho de Fábio Júnior, Fiuk, sobre o Restart, e outras modas que no futuro certamente serão esquecidas.

De certo modo o velho lobo saiu em defesa de contemporâneos seus, como Renato Russo e Cazuza, que   ultimamente tem sido alvos prediletso de criticas mal abalizadas da dita garotada 'antenada' do novo século.  

É o tipo da coisa imbecil, não vale muito a pena retrucar, mas sejamos honestos é imoral dizer que Restart é melhor do que Legião Urbana e Cazuza, fala sério?

Incomoda um pouco o certo comodismos da nossa rapaziada, ninguém parece a fim de pesquisar música, literatura, arte, cinema. A coisa rola meio que assim: Alguém falou que fulano de tal é ótimo artista e, cicrano é péssimo, então todos pensarão do mesmo modo, não vale e parece ser proibido ir conferir e criar a sua própria opinião, abrir novos horizontes, educar o próprio gosto.

É compreensível que hoje em dia a garotada não ouça um disco inteiro, você ouve arquivos e geralmente baixados da internet e com a qualidade sonora bem discutível. No entanto quando converso com meus sobrinhos sobre música percebo que existe abertura para ouvir o novo (no sentido de ser algo ainda não conhecido por eles) isso vale tanto para artistas atuais quanto para os já consagrados. Em geral a recepção é boa, é legal quando eles percebem que existem opções e leques variados e que vão bem além da ditadura da mídia, programas de tv, rádios jovens, propagandas comerciais, etc.

Penso que hoje em dia devido à proliferação em grande escala de informação, tenhamos essa dificuldade de separar artistas com conteúdos estéticos mais densos, de artistas empobrecidos, insossos, inócuos, vazios, sem densidade artística no que diz respeito ao repertório cultural.  Deste modo fica tudo meio que nivelado por baixo, mas essa história pode ser diferente!

Ficou na dúvida? Então ouça “Andrea Doria” composição de Renato Russo e tenha uma pequena amostra dessa diferença. Preste atenção na letra, nas nuanças sonoras, na condução vocal de Renato, enfim, é uma canção emoldurada na literatura, na sensibilidade poética e estilística do seu autor.  

Trilha Sonora
Artista: Legião Urbana
Música: Andrea Doria

Nenhum comentário: