domingo, 5 de junho de 2011

Animal Tropical



“Só nós, os monges de hoje, sabemos a verdade, mas às vezes dizer a verdade significa acabar na fogueira”.

Anotações para “O nome da Rosa” Umberto Eco

“O essencial para o homem é a liberdade. Interior e exterior. Atrever-se a ser você mesmo em qualquer circunstancia e lugar. A liberdade é como felicidade: não chega nunca. Nunca se completa. É só um caminho”.

Essa é uma frase forte, pelo menos para mim. O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez constrói um romance cru em “Animal Tropical” e nele eu mergulhei sem saber ao certo se cravaria a minha testa em uma pedra, ou me afogaria em aguas profundas.

Falar sobre liberdade é respirar fundo e saber que você ainda está vivo, e bem vivo.

Não me queira prender, porque sou um animal indomável!

Acho que esta seria uma frase que eu alardearia a qualquer insano que por ventura pense que eu sou alguém fácil de lhe dar. Ah! Muito engraçado: por que o mundo inteiro é tão dócil e eu não?

“Eu quis o perigo e até sangrei sozinho”.

“A única coisa que posso fazer sempre, em Estocomo, em Havana, onde for, é construir meu próprio espaço”, isso é lindo!

É a minha verdade, minha clareza, meu grito de alerta, meu hino de liberdade, em suma sou eu, a minha vida. O que mais dói no exercício da liberdade são os sentimentos, e talvez por isso eu já sinta e aviste as labaredas da fogueira.

Trilha Sonora
Artista: Mahler/Regência: Leonard Bernstein
Música: Symphony No. 5,Adagietto

Nenhum comentário: