sábado, 22 de janeiro de 2011



Por que os gênios são incompreendidos?
ele dorme, acorda, almoça, janta ao piano
seus dedos deslizam todas as teclas
com a maciez de um toque heroico:
o do amor

Por que os sonhos não acontecem e,
o gênio não adormece quando a noite cai?
madrugada adentro ele se desmancha
em cólicas musicais
poéticas contrações
invadindo o sono da amada
que um dia o ignorou sumariamente

Por que os gênios são incompreendidos?
verteu sua alma em Bach
amanheceu, vicejou
respirou e morreu
Glenn
Gould

Trilha Sonora
Artista: Glenn Gould
Música: Goldberg Variations (Bach)

Um comentário:

Anônimo disse...

as gravações do canadense glenn gould das 'variações goldberg'são consideradas pela crítica como geniais!

portador da síndrome de asperger não encontrou obstáculo no transtorno mental e conseguiu levar ao mundo, 'apesar de' como escrevia clarice lispector, a sensibilidade que residia em seus dedos e na sua própria mente. 'gotas' dessa genialidade podemos apreciar nessa linda postagem. que bela interpretação!

gould veio ao ao mundo em um dia muito especial para mim (25 de setembro) e se despediu desse planeta igualmente em um dia novamente especial para mim (04 de outubro). a coleção completa das suas obras foi uma dos objetos que tive mais dificuldades em me desfazer...'thirty two short films about glenn gould' foi exibido pela bbc em londres e fiquei sabendo que também passou na cultura. um presente para todos nós!

escrevendo essas linhas lembrei do pianista australiano david helfgott, cuja vida inspirou o roteiro do filme 'shine' interpretado brilhantemente (o oscar de melhor ator não foi equivocado) por geoffrey rush. mas, o filme merecia mais e perdeu injustamente na categoria 'melhor filme' onde também concorria.

a esquizofrenia se misturou à genialidade de david. suas interpretações de sergei rachmaninoff são antológicas beirando, igualmente, à genialidade. 'shine' é um passeio por esse mundo dos 'gênios incompreendidos' como destacou o titular desse 'acervo pop'. mas, david ainda 'dorme, acorda, almoça, janta ao piano' nesse plano terrestre. com certeza glenn também o faz em outro lugar do universo.