"Em Vez de luz
Tem tiroteio no fim do Túnel"...
Arnaldo Jabor com sua ironia cínica e corrosiva deu a partida: “Seja um idiota, a idiotice é vital para a felicidade”. Então sejamos idiotas, fechemos nossos olhos, “o que os olhos não veem/o coração não senti”, ignoremos pelo menos por alguns instantes a dura realidade cotidiana:
Tem tiroteio no fim do Túnel"...
Arnaldo Jabor com sua ironia cínica e corrosiva deu a partida: “Seja um idiota, a idiotice é vital para a felicidade”. Então sejamos idiotas, fechemos nossos olhos, “o que os olhos não veem/o coração não senti”, ignoremos pelo menos por alguns instantes a dura realidade cotidiana:
Sorria, o nosso país é o único da América Latina capaz de perdoar os assassinos e torturadores fardados da ditadura militar;
Dê risada afinal somos pródigos – conseguimos emitir mais carteiras de habilitação do que novos registros nas carteiras de trabalho.
Vamos celebrar o pré-sal, celebrar os acordos do sistema elétrico que o país fez com a Bolívia e com o Paraguai;
Vamos celebrar o apagão e, viva o ministro Lobão que entende tudo e um pouco mais sobre energia elétrica, o cara é um expert também em explicações razoáveis sobre o motivo do blecaute;
Mas que maravilha! Vamos sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e mesmo antes do ínicio já somos ouro em algumas categorias:
- Melhor obra superfaturada – somos imbatíveis, e dessa vez estamos nos superando!
- Melhor suplementação de verbas federais – não existe no mundo um Governo tão bonzinho quanto o nosso, o dinheiro acabará cedo, mas Lula e o próximo presidente serão solidários ao esporte!
- Melhor tiro ao alvo – o Rio de Janeiro é a Bagdá da América Latina, será que os atletas usarão coletes antibalas? Quem sobreviver verá!
- Melhor infraestrutura e planejamento – é bem possível que haja um pequeno atraso na entrega das obras, mas nada que comprometa a competição: Um dia antes está bom pra você?
- Somos medalha de ouro também na categoria confundir conceitos e idéias, daí a grande falácia de chamar direito do consumidor de cidadania, coisa ainda inexistente neste gigante por natureza;
- E o que dizer então do uso privado da esfera pública, da roubalheira institucionalizada, e se você é honesto é porque você é um banana, um pobre burro, um grande otário! Ou seja, o brasileiro é um povo extremamente competitivo – adora tirar vantagem em tudo, custe o que custar!
- No próximo quesito somos os campeões do mundo, do universo, e de todas as galáxias conhecidas até hoje:
- Melhor povo boa praça - pacífico, gentil, alegre por natureza! O mundo desabando em nossas cabeças, os caras (políticos) sacaneando com o país inteiro e ninguém parece preocupado, somos tão tranqüilos, serenos e compreensíveis! No Brasil de norte a sul ninguém gosta da palavra debate, não sabemos debater idéias sem que a coisa seja levada para o lado pessoal.
Adoramos novelas, os Big Brothers da vida, e a vida vazia das celebridades porque somos campeões da fofoca, da bisbilhotice e de enfiar o nosso nariz no doce alheio. Mas somos incapazes de sair às ruas e reivindicar os nossos direitos por conta própria, jamais! A não ser que a Rede Globo por algum interesse insinue tais ações, como no caso Collor.
Podemos até sair para protestar contra a visita do Bush ao Brasil, mas não temos culhão para exigir o fim da bandalheira lá de Brasília, a saída do Sarney, ou vociferar contra o massacre impiedoso de uma criança inocente no Rio de Janeiro, só pra citar alguns exemplos recentes.
Preferimos mesmo uma vida de sonhos: Pode ser com a TV de Plasma de 49 polegadas, com o condomínio fechado, blindado e seguro, com o carro zero quilômetros, com a viagem ao exterior, é tão mais fácil, afinal de contas não iremos mesmo mudar a situação de quem mal come, mal estuda, e não tem perspectiva alguma de vida.
Celebremos então o nosso eterno egoísmo com uma salva de palmas para a nossa classe média que é uma beleza! Embarca de primeira em qualquer barca furada, e dá à vida em troca de um ‘ingênuo’ sonho de consumo!
Se solte, sorria, e depois dê aquela gargalhada rasgada porque, “somos os filhos da revolução/somos burgueses sem religião/nós somos o futuro da nação/geração Coca-Cola”.
Um brinde a nossa capacidade étnica, a nossa coragem invejável, aos nossos devaneios! Saúde, povo brasileiro!
Somos a mistura perfeita das raças, o país do futebol e do samba. Somos o eterno futuro que teima em não chegar, mas o “pulso ainda pulsa!
Trilha Sonora
Artista: Legião Urbana
Música: Mais do Mesmo
Trilha Sonora
Artista: Legião Urbana
Música: Mais do Mesmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário