domingo, 30 de setembro de 2012

Davi contra Golias



Indústria automobilística a pergunta que não quer calar:

QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO?
Chris Paine
Imagem Filmes
1996

Sinopse:

Quem matou o carro elétrico?
Nos anos 90, os veículos movidos a energia elétrica, ainda experimentais, mas já com relativa aceitação, foram expurgados do mercado para desprezo da maioria das pessoas e o inconformismo militante de uns poucos. Esse é o tema deste instigante documentário dirigido por Chris Paine.

Após destacar problemas de saúde pública e aquecimento global, o documentário conta a história do carro elétrico e de sua sabotagem e destruição. Inclui os interesses por trás disso, em tom de mistério e conspiração. Concentra-se no modelo EV1, lançado em 1996 pela fabricante General Motors, mas apenas em pequena escala e para locação no Arizona e Califórnia.

Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos e estrelas do cinema opinam sobre os motivos de o veículo ter saído de circulação. Possui depoimento de Tom Hanks dizendo que pretendia "salvar a América" ao utilizar o modelo, por evitar emissões de gases do efeito estufa.

Não é difícil adivinhar quem sabotou este e outros tantos projetos, por isso sempre que vejo algum executivo da indústria de automóveis (tenho um desprezo total por essa gente/até porque a reciproca é verdadeira) falando de projeto ecológico a minha primeira reação é a de nojo. Só o nojo não resolverá nossos problemas, então o negocio é cutucar, aqui sou Davi contra Golias.  

Soluções?

Veja o exemplo desse empreendedor no interior de São Paulo:


Nenhum comentário: