quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Somos o pó


Eis o Marquês cantarolando seu hit para o público da cidade luz durante a perna europeia da mais recente turnê do Suede. “Trash” é uma canção emblemática, porque nós somos o lixo dessa civilização que adora apontar o dedo sempre na direção contraria, ou, na posição que deixe o acusador mais confortável, não é isso mesmo? Falo alguma mentira?  Se não vejamos:

O britânico Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século" por conta ao assalto ao trem pagador entre Glasgow e Londres ocorrido em 1963, morreu nesta quarta-feira (18) aos 84 anos, informou a família. E o mundo então pergunta: Mas e daí Jonathas, qual a relação do Suede com a noticia?

Voltemos alguns dias atrás: A morte de Nelson Mandela na África do sul suscitou pesar e tristeza pelos cinco continentes e mais as galáxias já conhecidas e aquelas que ainda serão descobertas um dia. Sim, causou, pois afinal Mandela é um ícone da liberdade, da luta pacifica pelos direitos humanos, da mudança social de um país inteiro, etc e tal.

Aqui não quero menosprezar a figura quase unanime de Mandela, não se trata disso. O que é curioso no ser humano é como tendemos sempre a ignorar as pessoas que erraram e foram pegas em crimes. Neste caso perde-se a dimensão humanitária, social e o diabo que valha em nome apenas da justiça. Mas... essa justiça é feita pelos homens, todos compostos pelos mesmos tecidos, órgãos, mente, erros e acertos do réu a ser julgado, isso sempre será esquecido pelos acusadores, pois no final das contas somos todos humanos, somos todos feitos e vindos do mesmo pó.  

Brett canta em Paris, uma das cidades mais belas do planeta, do universo, e canta o lixo de nossas invenções, sentimentos, de nossa visão míope e quase inatingível para o próprio umbigo.

Sim, porque no fundo Mandela e Biggs foram seres humanos falíveis como somos todos nós. Um foi admirado por seus feitos, já o outro... Sim, é lembrado pelo trem que roubou sabe-se lá porque, mas roubou e pagou pelo roubo. 

Morreu em liberdade que gozava desde 2009. Não espere pesar por essa morte, Ronald poderia ser eu. Sim, disso eu sei!  

But we’re trash, you and me,
We’re the litter on the breeze,
We’re the lovers on the street,
Just trash, me and you,
It’s in everything we do,
It’s in everything we do...




 Vitrola: Suede – Trash (Live in Paris 2013)

Nenhum comentário: