domingo, 1 de setembro de 2013

Radio


Um domingo ensolarado do lado de fora... ando saudoso do antigo rádio...

“Radio Gaga” é de autoria de Roger Taylor o baterista do Queen, lindo de morrer neste videoclipe de 1984...

A canção é uma ode ao rádio nos tempos do videoclipe, um instantâneo de uma época que parecia efervescente para indústria fonográfica (e foi) mas que também passaria num piscar de olhos com todo o frenesi dos novos e tentadores aportes tecnológicos... Só para citar, é a melhor composição do Queen utilizando-se de sintetizadores e sequenciadores eletrônicos...

A sensibilidade de Taylor nesta composição é antever que de alguma maneira com o passar dos anos, das décadas, o rádio perderia o seu espaço de imaginação fértil e criativo, cedendo rapidamente espaço a outras formas de comunicação.

Provavelmente hoje em dia Taylor sinta-se de alguma forma aliviado por te feito já naquela época essa merecida homenagem ao rádio, ele não precisou esperar a internet, as redes sociais, para ter a certeza que o rádio era o pai de todos os meios, até porque sem ele o Queen não existiria, melhor ainda, o rock tampouco.

Um vídeo belíssimo apoiando-se nas imagens de “Metropolis” do cineasta austríaco Fritz Lang, um misto de saudosismo e ficção-cientifica, cinema e vídeo descartável.

Essa saudade aquece tudo aqui por dentro, é domingo, então som na tela, ou melhor, no rádio.

Vitrola: Queen – Radio Gaga

Nenhum comentário: