terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Utilidades, Futilidades, Pragmatismo...



Sir. Paul McCartney canta o bolero dos Beatles “And I Love Her” no Rio de Janeiro em 2011. Paul está lançando mais um disco. Perto dos 70 anos de idade, o artista continua sonhando e ajudando outras tantas pessoas a sonhar mundo afora.

Talvez um artista “sirva” também para isso. (odeio este pragmatismo capitalista).

Mas a sociedade continua prestigiando os doutores: advogados e médicos, engenheiros e tantos outros que servem para algo mais palpável. Será Mesmo? Iiiiiihhhhhh.

Falando nisso vale conferir a análise do cientista da computação e músico Jaron Lanier, um dos precurssores da realidade virtual. O que defende aparentemente parece conexo, uma internet que permita menos limitação ao usuário, por exemplo: Você se sente de fato confortável no facebook? Existe transparência naquilo? Quem está por trás das redes sociais? Quem lucra com o sistema atual?

E a questão da remuneração dos artistas, da criação intelectual, desses direitos que agora são discutidos ou impostos no mundo cibernético e real.

O cara veio do Vale do Silício, diz que as teorias de duas décadas atrás sobre a liberdade que a internet daria ao mundo fracassaram. Tudo bem, obviamente ele possuí seus interesses comerciais embutidos em seu discurso, mas me parece pertinente muito dos seus questionamentos. Será que a internet não irá levar outras tantas profissões a certo "esgotamento" intelectual? A discussão é ampla e nada simples. 

Trilha Sonora
Artista: Paul McCartney
Música: And I Love Her

Nenhum comentário: