segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Para Sempre Farrokh



A magia dos encontros...

Nos últimos meses devorei alguns livros e DVDs sobre a vida e carreira de Freddie. É verdade que toda biografia que se preze sempre terá seus floreios aqui e acolá. Impressionou-me muito a descoberta sobre a infância do garoto Farrokh Bulsara, que nome lindo ele tinha. Pois bem, aquele garoto que queria ganhar o mundo, saiu de sua terra natal, Zanzibar, sozinho e foi para Índia estudar. Foram oito longos dias de viagem, e dá pra imaginar o sofrimento e ansiedade pela qual Farrokh passou a bordo de embarcações e trens.

Anos mais tarde o jovem Bulsara enfrentou obstáculos para encontrar a sua tão sonhada oportunidade de um dia ser um astro da música. Graduou-se em Desgin gráfico com as melhores notas de sua turma, alguns trabalhos de Mercury podem ser encontrados hoje em sites na internet. Antes do estrelato teve que enfrentar rotinas diferentes, como a de carregador de mercadorias, e por causa de sua baixa estatura e de suas mãos macias era constantemente humilhado pelos colegas de trabalho.

O encontro com a diva Monserrat Caballe aconteceu no final de sua vida, e foi um daqueles encontros eternos. Para Freddie foi a concretização de um sonho, cantar um gênero musical totalmente diferente do que fazia habitualmente, embora em suas composições o lírico e o popular andassem ali lado a lado.


“My Melancholy Blues” é uma daquelas canções que demonstram bem a autoconfiança do artista Freddie Mercury, é uma das minhas favoritas porque não foi um hit radiofônico e evidentemente porque a acho belíssima, um balsamo com a marca do compositor. Freddie aqui nos leva para algum lugar um tanto distante, e o blues vai enredando a sua dor (um bom blues sempre conta uma história de abandono).  

Se estivesse vivo, hoje, Freddie estaria completando 65 anos. O garoto Farrokh de fato viajou para longe,  foi a outros planetas.

Trilha Sonora
Artista: Freddie Mercury 
Música: My Melancholy Blues

Um comentário:

fred disse...

puxa vida, ontem quase ao mesmo tempo em que eu falava de "encontros" e postava aqui, sobre seu post "uma sonora", você também falava de encontros e postava sobre farrokn.
o mais impressionante para mim: hoje você me proporcionou um dos encontros que eu mencionei ontem...
existem magias nos encontros...a magia também pode se esconder na "my melancholy". aliás, no meu caso sempre se escondeu.
resta-me mais uma vez agradecer por essa magia... por esse blues. maldito...