terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Pena Esvoaçante



Existem livros. E agora existem livros que são a síntese de outros livros. Bem, a proposta de "90 Livros Clássicos para Apressadinhos" é bem-humorada quanto ambiciosa: contar a história de 90 livros importantes por meio de apenas quatro quadrinhos, isso mesmo, quatro quadrinhos para cada história.

A “proeza” é responsabilidade do escritor e cartunista sueco Henrik Lange, que se debruçou sobre livros do porte de "Ulisses", "Em Busca do Tempo Perdido", "1984" e "O Retrato de Dorian Gray" e os adaptou para o formato.

A mais desafiadora talvez seja a adaptação da "Bíblia Sagrada". Mas Lange até que se saiu bem: não só pelo surpreendente poder de síntese, mas, sobretudo por saber narrar a história com muito bom humor.

Outra obra inquietante é “Genesis” do cartunista norte-americano Robert Crumb. Nada aqui é digamos politicamente correto, mas e daí? Vale pelas idéias dissonantes da grande mídia, e pelas dúvidas que são lançadas com humor e sagacidade.

Ainda falando de “literatura”, eu juro que não me interessa saber o que as pessoas estão lendo por aí, cada um é livre para ler o quiser e suportar ler, mas confesso que fiquei intrigado ao ver nas mãos de uma moça no metrô o livro com o título: “O que Aprendi com Bruna Surfistinha – Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha)”.

Pois é, o mercado literário está soprando para todos os cantos, a autoajuda é mesmo uma praga que dissemina aos ‘práticos’ de plantão a doce ilusão de conforto. Será mesmo?

Olha, depois disso eu prefiro ficar com a pena esvoaçante de “Forrest Gump”. Eu ainda acredito que a literatura é como uma garrafa jogada ao mar, ou se preferir uma pena que voa...voa...e vai além, muito além do que qualquer um de nós possa imaginar.

Não existe limites que sejam instransponíveis, não há medo que não possa ser vencido. As letras estão voando lentamente... Vagarosas... Aonde irão pousar?

Trilha Sonora
Artista: Hans Zimmer
Música: Theme Forrest Gump

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que fiquei curiosa pra ler esse livro da Bruna Surfistinha....hehehe brincadeiras à parte, mas fiquei curiosa pra ler esse sobre as sínteses, concordo em parte sobre os livros de autoajuda, esse tipo de livro pode ser a tábua de salvação de muita gente por ai...

Eu, com preguiça de me identificar