terça-feira, 16 de março de 2010

Fui Dormir Tranquilo



Na noite quente da última sexta-feira, 12, o meu deleite foi assistir ao show de Otto no Auditório Ibirapuera.

Aos 41 anos, este pernambucano de origem holandesa, acaba de lançar seu melhor trabalho, “Certa manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” álbum elogiado pelo NY Times recentemente.

Trata-se aqui de mais um capitulo da saga – o Brasil que o Brasil esquece – mas Otto não está nem aí pra isso. Seu “negócio” é cantar seus devaneios, suas dores, angústias, alegrias e paixões.

Não precisa falar
Nem saber de mim
E até pra morrer
Você tem que existir

Refrão forte que coloca Seis Minutos na categoria de canções pulsantes e emocionais que povoam o novo trabalho de Otto.

De um lado para o outro do palco sem descanso, rodando como se fosse uma espécie de força motriz para as duas horas seguintes de sua vida e, da minha é claro. Isto contagia, tira as pessoas da inércia das poltronas confortáveis do Auditório Ibirapuera, logo aos 5 do primeiro tempo a galera levanta e cai na dança de frente ao santuário do galego.

Seria assim durante toda a noite entre um desfile de novos e antigos hits. Vieram janaína, Lavanda, Dias de Janeiro, o flerte com o reggae de Tento Entender, a suavidade bucólica de Porque, a bela Saudade e, a romântica Pra Ser Só Minha Mulher.

Muito bem amparado pelos 'tarados' da General Band, afiada até os dentes de um arsenal musical infinito, Otto viu brilhar a sonoridade de Rian Batista (baixo), Junior Boca (guitarra), Malê e Axé (percussão), mas sobretudo das guitarras psicodélicas do cearense Fernando Catatau (Cidadão Instigado) em canções como Low e Cuba, dos teclados impecáveis de Bactéria – Seis Minutos e a progressiva Agora Sim, além da competência impressionante de Pupilo (Nação Zumbi) na bateria.

Assim fica fácil não sentir o tempo passar e, na voz do galego os devaneios que tornam a noite uma festa leve, embora Otto esteja bem distante de pertencer ao grupo insosso dos cantores da ode a alegria: Ivetes, Claúdias, e afins. A vida na visão deste cidadão ‘atormentado’ parece mais profunda e nada superficial.

“Foi uma noite incrível” dizia ele ao final; de fato uma noite de imagens, sons, Kafka, sambas, cirandas, pop, rock, malandragem, renascimento. Enfim, tudo aquilo que podemos esperar em um show de Otto: o inesperado triunfante.

Depois do show fui dormir tranquilo...

Trilha Sonora
Artista: Otto
Música: Seis Minutos

Nenhum comentário: