sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Voz Que Carrega a Dor e a Beleza


Alguém disse certa vez com propriedade, que a voz de Renato Braz enreda a dor e a beleza.

Tive o privilégio de entrevistá-lo em 2005, em São Luís (MA). Já conhecia Renato de São Paulo, na condição de mais um fã anônimo do seu imenso talento. Durante nossa conversa de pouco mais de uma hora, tive a certeza de que o seu sucesso era consequência também da sua simplicidade.

Renato Braz, representa como poucos na atual MPB, a fisinomia da nossa gente cabocla, suada e, sofrida. Sua emoção em "simplesmente" cantar e, com seu canto desvendar outros universos que conspiram ao nosso redor, empolga e nos move em direção às melhores sensações desta vida.

Acima um momento de grande importância para sua sólida carreira. Cantando em southern Connecticut nos Estados Unidos, ao lado do saxofonista Paul Winter, Renato intrepreta um dos seus maiores sucessos, "Anabela".

E, como me disse Renato durante aquela entrevista, foi o amor pela música de artistas como, Tom Jobim, Dori Caymmi e, Ney Matogrosso, que o conduziram para a experiência artística.

Sorte nossa!

Um comentário:

Anônimo disse...

o blog é de uma dualidade plena (como a própria vida)... em uma postagem de outrora, chama o sol para jogar no lixo o baixo astral e, sem medo, nessa postagem associa dor com beleza. lindo isso. mas, a voz de braz é exatamente como adjetivou o jornalista. lembrei de uma canção, há um certo tempo apreciada, e cantada pela voz da dor e da beleza: "...aconteceu de eu me esquecer que eu não podia te lembrar...deixo o vazio me levar
e acaricio a velha dor..." linda. anabela tb é o que é. ou seja, bela. essa madrugada está associada a uma simplicidade...