terça-feira, 14 de abril de 2009

Céu Endiabrado

As histórias de ocultismo e, simbologia rúnica entorno de Stairway To Heaven fizeram tanta fama que a música acabou se transformando em uma espécie de lenda urbana do rock’n’roll.


Pra o bem, ou para o mal, o álbum IV do Led Zeppelin (Atlantic, 1971) – elevou à sonoridade da banda a categoria de protagonista principal do hard rock e do heavy metal. Daí em diante a constelação de Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita), passou a lotar arenas e a frequentar cada vez mais as paradas das rádios do planeta.



Quando um som de flauta emulado no teclado e, a guitarra de Jimmy Page introduzem a doçura folk de Stairway To Heaven – dá para compreender o que seria então uma caminhada pelas escadarias em direção ao céu. A luz suntuosa nos cega, enquanto a voz eloquente de Plant e os acordes celestiais do hit adornam nossos ouvidos.


A subida ganha intensidade com a entrada do baixo elétrico de John Paul Jones e da bateria do monstro sagrado das baquetas John Bonham. Agora nossos passos aceleram rumo ao santíssimo.

Como pode alguém suspeitar que deste emaranhado de belos riffs e acentos rítmicos hipnotizantes, poderia haver uma adoração a satã?

Endiabrado sim é o terço final da canção – e se o céu não é exatamente angelical (na visão ortodoxa cristã) para o Led Zeppelin que prefere um paraíso psicodélico – disso ninguém pode culpá-los!

Stairway To Heaven é a canção mais executada, até hoje, nas rádios dos Estados Unidos, e responsável direta por influenciar gerações de roqueiros e, certamente uma das musas inspiradoras do famoso game Guitar Hero.

O vídeo acima é só pra matar um pouquinho da saudade.

Nenhum comentário: