quarta-feira, 6 de junho de 2012

Proteção?



E a gente vai levando... às vezes fingindo não ver certas situações, tentando poupar as pessoas pelas quais temos alguma admiração, mas quer saber...

Eu olho as manchetes dos jornais, eu ouço as conversas nos bares e restaurantes –apesar de que hoje em dia ninguém mais conversa em público... é só o celular na mão e o dedo digitando mensagem de texto, conversar pra quê né?

Ninguém sabe de mais nada, somos reféns em nosso próprio mundinho consumista:

- ah! não sei se deixo a minha filha andar sozinha nesta cidade tão hostil, vou comprar um carro blindado pra ela ir pra faculdade pública (gratuita diga-se para os endinheirados que podem se dar o luxo de blindar um monte de lata), assim eu fico mais tranquila... Assim eu vou pra Londres mais leve! Que fofo não?

Eu também quero me blindar, mas é da ignorância, da pequenez de horizontes, da insensibilidade social, da maldita mídia ilusionista da realidade concreta, dos afortunados de plantão, dos fariseus prateados, dos corruptos que criticam os políticos e os colocam lá porque são iguais ou piores que os pilantras de Brasília...

Só não quero me blindar do amor! Amor ao mundo, aos que precisam de alento, de real proteção, de uma fração de esperança diária para sobreviver na selva, na carnificina de sofrer exploração econômica, social, histórica, e ser esfolado de todas as maneira possíveis é desumano, sempre.

Em Ruanda no ano de 1994 a ONU (ela mesmo, a “guardiã dos direitos humanos) negou proteção a milhares de pessoas da etnia tutsis e hutus moderados, que foram massacrados por extremistas da etnia hutus entre 6 de abril e 4 de julho daquele ano. Morreram mais de 500.000 pessoas, isso mesmo, perto de 800.000 pessoas que foram exterminadas apenas por pertencer a uma etnia... e ninguém fez nada, ou quase nada.

Tiros em Ruanda é um filme que conta um pouco da história do genocídio ocorrido na Escola Técnica Oficial de Kigali em 1994, e talvez fosse um ótimo antidoto para ricos neuróticos que juram que seus ‘pobres’ filhos estão totalmente vulneráveis em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Tadinhos... tão indefesos!

Perigo mesmo é não enxergar a realidade pelo menos com alguma paixão (compaixão) por quem de fato não tem nada, muito menos proteção contra coisa alguma. 

Pessoas por favor: procurem uma lupa, é impossível viver no reino da Disney a vida inteira. 

A gente vai levando...

Lily Allen - The Fear

Nenhum comentário: