quarta-feira, 31 de agosto de 2011

15 Minutos de "Fama"



Joe Strummer não foi um músico qualquer. Turco de nascimento foi uma espécie de arquiteto do movimento punk em meados dos anos 70 na Inglaterra. Sua contribuição à sonoridade punk reside na experimentação sonora que o Clash adicionou ao punk tal como elementos do reggae e do ska.

Para, além disso, Strummer era um ativista politico e social conhecido por seu comprometimento com movimentos e causas ligados a esquerda inglesa. Morreu cedo em 2002 vitima de uma doença cardíaca congênita.

Este hit em especial me traz boas recordações do dia em que a minha banda “protestante” encheu e esvaziou ao mesmo tempo um templo religioso, explico:

Era um festival “evangélico” detesto este termo, lá pelos idos de 1992. A principio o evento seria realizado em uma praça de um bairro suburbano em Fortaleza (CE), mas devido as fortes chuvas a turma da pesada resolveu que as bandas tocariam dentro da igreja local. Era uma Igreja de “bandeira” Presbiteriana.

Não deu outra. Erámos a segunda de três atrações da noite, mas depois das nossas cinco músicas, cinco rocks bem sujos com letras politizadas, ninguém mais conseguiu pensar ou falar de outra coisa. Resumo da opera: Os mais conservadores bateram em retirada, enquanto a moçada do bairro entupiu os corredores da igreja para dançar e curtir aquele som cru, e cortante.

Ainda lembro do Marcelo Shu, nosso vocalista usando uma bonita bandana na cabeça e segurando o pedestal do microfone ala Freddie Mercury, declamando uma poesia que eu acho que era do Vinicius logo no inicio da apresentação. Lá também estavam o Beto (guitarras), o César (teclados) e o Paulo (bateria), eu quebrava o galho no contrabaixo elétrico.

Nossas canções giravam em torno de temas sociais e políticos, tais como os protestos dos estudantes chineses na Praça Celestial na China em 1989 em "Primavera de Ilusões", ou as condições de vida dos catadores do lixão do Jangurussu em Fortaleza, "Cidadão Jangurussu". Havia ainda uma versão impagável para um hit do Whitesnake "Here I go again", uma baladona rock que fazia o maior sucesso e deixava um monte de gente de cabelos arrepiados.  

Foi uma noite inesquecível, os nossos quinze minutos de fama que reverberaram por todas as igrejas da cidade.

Trilha Sonora
Artista: The Clash
Música: Rock The Casbah

Nenhum comentário: