sábado, 6 de junho de 2009

Seu Jorge na Inglaterra

É muito legal ver um ex-morador de rua vencer em sua profissão. Seu Jorge é um sujeito gente fina, humilde, trabalhador e talentoso. Neste vídeo uma apresentação no programa "live at Later" de Joolls Holland em Londres.

Repare no "garoto de casaco verde" da gaita, Júnior Gaiato, músico maranhense de imenso talento que um dia foi humilhado e esnobado por empresários da noite de São Luís. Azar deles e sorte nossa!

O jornalismo cultural foi debatido dias atrás em São Luís. Por acaso, assisti a uma reportagem onde uma moça dizia o seguinte: "Aqui em São Luís a cultura de fora, vinda de São Paulo e Rio de Janeiro é mais valorizada. Temos que valorizar o que é da gente". Fiquei a pensar, mas será que por exemplo, o Gaiato não leva a cultura maranhense quando toca com o seu Jorge?

É claro que leva! As pessoas não atentam para isso. O Maranhão precisa sair de seu estado de xenofobia cultural. As manifestações culturais populares não irão cessar porque alguém gosta de tocar MPB, Jazz, Rock, etc.

O ufanismo é o último refúgio do canalha, já dizia alguém no século XVII. Por isso continuo admirando Seu Jorge e, Júnior Gaiato, dois artistas que possuem histórias de vida similares e, de sucesso também.

Pra quem achava que o Gaiato não tinha talento taí, ele tocando na Inglaterra, fora todos os outros países por onde Seu Jorge veem tocando nos últimos anos.

Nenhum comentário: