terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Utilidades, Futilidades, Pragmatismo...



Sir. Paul McCartney canta o bolero dos Beatles “And I Love Her” no Rio de Janeiro em 2011. Paul está lançando mais um disco. Perto dos 70 anos de idade, o artista continua sonhando e ajudando outras tantas pessoas a sonhar mundo afora.

Talvez um artista “sirva” também para isso. (odeio este pragmatismo capitalista).

Mas a sociedade continua prestigiando os doutores: advogados e médicos, engenheiros e tantos outros que servem para algo mais palpável. Será Mesmo? Iiiiiihhhhhh.

Falando nisso vale conferir a análise do cientista da computação e músico Jaron Lanier, um dos precurssores da realidade virtual. O que defende aparentemente parece conexo, uma internet que permita menos limitação ao usuário, por exemplo: Você se sente de fato confortável no facebook? Existe transparência naquilo? Quem está por trás das redes sociais? Quem lucra com o sistema atual?

E a questão da remuneração dos artistas, da criação intelectual, desses direitos que agora são discutidos ou impostos no mundo cibernético e real.

O cara veio do Vale do Silício, diz que as teorias de duas décadas atrás sobre a liberdade que a internet daria ao mundo fracassaram. Tudo bem, obviamente ele possuí seus interesses comerciais embutidos em seu discurso, mas me parece pertinente muito dos seus questionamentos. Será que a internet não irá levar outras tantas profissões a certo "esgotamento" intelectual? A discussão é ampla e nada simples. 

Trilha Sonora
Artista: Paul McCartney
Música: And I Love Her

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Perto do Paraíso



Descendo a serra e subindo ao paraíso ao som de Etta James, recém falecida em 20 de janeiro. Vozes como a de Etta ficam gravadas nos cantinhos puros que por ventura ainda possamos ter dentro de nós.

E vou ladeira abaixo observando a mata atlântica e sentindo o calor que se aproxima. Etta rogai por nós pobres pecadores, ilumine os nossos caminhos incertos e, a nossa arte. 

Obrigado por sua existência.

Trilha Sonora
Artista: Etta James
Música: At Last

domingo, 29 de janeiro de 2012

Covardes



As vezes podemos escolher o caminho que seguimos. As vezes nossas escolhas são feitas por nos. E as vezes nos não temos escolha nenhuma...

Neil Gaiman

Eu vou relevar que esta semana foi repleta de noticias terríveis, desumanas como o despejo das famílias do bairro Pinheirinho em São Jose dos Campos, SP. O que enoja nesta história é maneira rotineira com que nossos governantes tratam seus compatriotas menos favorecidos pelo sistema corrupto deste país. Pau neles, cacete em crianças e idosos, mulheres e trabalhadores. O pior é aguentar o discurso rançoso e racista de uma boa parte da classe média e da elite tupiniquim que faria Hitler sorrir de cabo a rabo ao ver que seus ideais sombrios ainda persistem entranhados nas camadas sociais mais abastardas do planeta.

A exceção da semana foi a chuva de pedras e ovos podres arremessadas sobre o inútil prefeito da cidade de São Paulo (não citarei seu nome), e que tudo indica tinha como endereço o também nulo governador deste estado. (outro patife miserável).

Benfeito, pena que isso ocorra apenas vez por outra por essas bandas. Estes canalhas mereciam uma chuva dessas pelo menos uma vez por semana.

Sim, mas e o que a Joss Stone tem com isso? Claro que nada, pra acalmar o espirito vale a pena ouvi-la.

Trilha Sonora
Artista: Joss Stone
Música: Spoiled

sábado, 28 de janeiro de 2012

En plein soleil



All these dirty words
Jusqu'à la fin
They make us look so dumb
En plein soleil
Been drinking far too much
Jusqu'à la fin
And neither of us mean what we say
En plein amour

Na escuridão da noite
um globo espelhado reluzia
uma canção inglesa
com forte apelo francês

E foi assim que ela disse:

En plein amour
You and I collapsed in Love
And it looks like we might have made it
Yes it looks like we've made it to the end

En plein soleil
En plein soleil
En plein soleil...

Trilha Sonora
Artista: Blur
Música: To The End

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educação?



Ok. Não é tudo uma maravilha, mas com objetividade e sem cinismo me digam qual instrumento neste país permitiu de maneira democrática o acesso ao ensino universitário? 

A discussão é ampla e não simplista como pode parecer, mas evidentemente que a elite educacional brasileira não vê com bons olhos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Basta uma olhada na campanha que a Rede Globo trava contra o Enem, e se a Rede Globo que se diz tão preocupada com a educação brasileira, sim muito mesmo, é por isso que eles veiculam programas educativos como o Domingão do Faustão e o Big Brother Brasil, rende uma fatia generosa em seus telejornais para esculhambar o Enem é certamente porque os interesses comerciais e políticos dos endinheirados tupiniquins está em jogo.

Não me recordo de outro instrumento que pudesse permitir o acesso a universidades públicas, sim porque no Brasil o público é destinado aos ricos e o particular aos pobres em uma clara inversão de valores. 

Que precisa melhorar é óbvio que sim, mas eu particularmente torço para que os conglomerados “educacionais” que estão esperneando por aí porque poderão perder dinheiro devido ao Enem se explodam. 

O mesmo vale para os mauricinhos e patricinhas que não querem dividir suas salas de aula com gente vinda do povo. Para eles uma dica: Vão estudar na Suiça, ora bolas, não são vocês mesmo que irão pagar...

Disse.

Trilha Sonora
Artista: Depeche Mode
Música: Strange Love

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012



Amanheci romântico, apaixonado pela vida. Respirar é tão bom...

Fui correr na praia, que delicia sentir o sol batendo no rosto, o calor dos trópicos (mesmo não sendo exatamente um fã do calor). Lembrei também de alguém de quem não falo quase nunca neste cantinho, minha companheira... Ah! Saudades, depois de mais de um mês ‘agarradinho’ na volta pra estrada faz muita falta ter alguém para brincar logo cedo, eu adoro falar besteiras logo de manhã, é saudável para mim. 

Li, é fácil descrever a sua maior qualidade, além de me suportar é claro! Generosidade, acho que quando vejo os seus olhos brilhando (e eles são lindos) é isso que me prende, me faz sentir admiração, tesão, orgulho por ti e por mim.

Li, você é muita generosa, pois me acolheu em sua vida (ah! o Bob também) de corpo e alma, foi sempre sincera comigo, transparente, uma qualidade que para mim conta muito.

Essa canção eu ouvi há algumas semanas lá em Paris, você não estava comigo na hora. Puxa que viagem foi aquela? Você me apresentou lugares lindos e outros bem simples, mas tudo sempre com muito encanto, sedução e paixão, me diverti como nunca nesta vida, obrigado pela insistência...

Te devo essa... Um beijo.

Trilha Sonora
Artista: Glenn Frey
Música: The One You Love

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Groove Praiano



O groove de Maxwell nesta canção é divino! Da turma do R&B Maxwell é sem dúvida um dos melhores e mais completos artistas americanos contemporâneos. Como estou na praia pensei que ouvi-la hoje logo cedo seria uma maneira bacana de dizer: Bom dia mundo!

Trilha Sonora
Artista: Maxwell
Música: Sumthin' Sumthin'

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um Alazão Passarinheiro



Para comemorar o retorno a estrada deixo aqui “Passarinheiro” – porque o meu coração é um alazão passarinheiro que precisa de liberdade para viver feliz, sem amarras e grades...

Obrigado Renato, pois sua voz me faz sentir alguém que vê a luz do sol todos os dias como se fosse à primeira vez, tal qual o meu amigo felino Bob.

Trilha Sonora
Artista: Renato Braz
Música: Passarinheiro

domingo, 22 de janeiro de 2012

Pesadelo Contemporâneo



O mundo deve estar mesmo sofrendo de alguma pandemia daquelas bem escrotas e, dessa vez é mental... com certeza!

Este link vai direto ao assunto. O problema maior é que isso acontece no mundo inteiro, a tal globalização lembram-se dela?

E viva a cafonice de ser uma “celebridade” por 15 minutos, vivas ao grandioso progresso tecnológico que como vemos tornou nossas vidas tão “edificantes” e quanta informação importante não? Ah! Não posso ficar um segundo sem informação, mamãe cadê o meu celular, o meu ipad, ipod, ipum, etc e tal...

Por essas e por outras dizer que o Steve Jobs era um gênio é uma daquelas falácias que eu não engulo... Nossa! Estou queimando na fogueira... Nô Tô Nem aí, chega de tanta burrice, menos tecnologia e mais criatividade, mais arte, menos achismos... Vão estudar e parem de encher o meu saco! (rsrsrs). 

Adoro músicas antigas e tome Simon e Garfunkel no Central Park em Nova Iorque 1980... Cá entre nós o mundo já foi bem melhor! A moda agora é dizer que o tal do Michel Telo é gênio, hummm de repente me deu uma dor de barriga... Fala sério, eu não mereço ficar ouvindo isso.

Trilha Sonora
Artista: Paul Simon and Art Garfunkel
Música: Bridge Over Troubled Water

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Esther



Assistir a um pai e uma mãe enterrando uma filha é sempre cruel, parte o coração quebranta a alma. O ritual da passagem soa como a regência de Herbert Ritter von Karajan.

ESTHER LEVIN era musicista, possuía a sensibilidade artística e ficaria comovida ao ver a tristeza de seus pais e irmãos na manhã desta triste quinta-feira de janeiro.

O tempo parecia ter parado por alguns instantes, é aquele momento de reflexão, onde nada parece mais importante do que a razão, que ao mesmo tempo, parece inexistir quando alguém jovem parte antes dos pais. Enfim, choque de realidade queridos, não é aquela ladainha que virou termo comum, embasbacado e sim, quebrar vez por outra o maldito corre corre cotidiano para avaliar se de fato vale a pena perder tempo com tanta mesquinharia enquanto o que nos resta de vida continua seguindo, sem hora e nem aviso de chegada final.

Trilha Sonora
Artista: Mozart Requiem
Música: Requiem - Offertorium - Karajan

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vira e Revira



Ando revirando sentimentos. Não é novidade, sou sentimental, talvez? Sim e não, contradições plurais, mas “Out of Africa” vale pelo registro de imagens poderosas de uma Africa que provavelmente já não existe mais, eu disse, sentimentalismo à flor da pele!

E vou revirando baús, cantos, fotografias, memórias remexíeis, ideias fixas...

Trilha Sonora
Música: Out of africa - soundtrack

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Journey



Steve Perry no vocal com a clássica “Don’t Stop Believin” que outro dia vi sendo tocada em um episódio de Glee, ainda não sei se gosto ou detesto Glee. A vida segue, as férias estão por terminar, tudo sempre acaba sabe como que é.... Ainda preciso daquilo que chamamos de grana, mas estou sereno foram legais as férias.

Trilha Sonora
Artista: Journey
Música: Don't Stop Believin' (Live in Japan)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pode ser Pior...



Quando você tenta o seu melhor, mas não tem sucesso.
Quando você consegue o que quer, mas não o que precisa.
Quando você se sente cansado, mas não consegue dormir.
Preso em marcha ré.

Quando as lágrimas começam a rolar pelo seu rosto.
Quando você perde algo que não pode substituir.
Quando você ama alguém, mas é desperdiçado.
Pode ser pior?

Trilha Sonora
Artista: Coldplay
Música: Fix You

domingo, 15 de janeiro de 2012

Domingo (Reprise)



Sem inspiração só me resta reprise:

Acordei naquele domingo cansado da vida. Não levantei cedo, não tomei café, não escovei os meus dentes, não sorri quando avistei a Fedora.

Ficaria um dia inteiro descrevendo os nãos daquele dia, prefiro então enumerar outras causas.

Primeiro: Porque alguém é feliz simplesmente por ter um domingo de folga?

Segundo: Será que existem outros pratos além da lasanha e da famigerada macarronada para se comer aos domingos?

Liguei o som no talo e ouvi Morrissey sussurrando:

Everyday is like Sunday
Everyday is silent and grey

Pronto: Acabara de preencher o vazio do meu domingo, pelo menos por quatro eternos minutos.

Depois disso li Neil Gaiman, escrevi alguns versos, lembrei de alguém (sempre, sempre a mesma história), e no final da noite após comer um omelete de queijo e presunto com ervas, cantei sozinho “Everyday is Like Sunday”, me deu uma vontade pavorosa de chorar, mas era apenas mais uma noite solitária de domingo em minha vida suburbana.

Bem o dia seguinte seria outra segunda-feira.

Trilha Sonora
Artista: Morrissey
Música: Everyday is like Sunday (Live 2004)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Preso e de Mau Humor



A semana foi longa. Caí de cama, trouxe comigo da França não apenas boas lembranças, uma irritante Faringite veio a contrapeso. Cansei de não fazer nada além de tomar antibiótico, resolvi postar algo no acervo.

Assisti uns filmes, descobri que muita gente na vida se contenta com um big mac e um tênis Nike para achar que é feliz... (Delírio).

Acharam uns ratos no senado federal... Que novidade!!!

Mau humor mata? Tomara que não!

Trilha Sonora
Artista: The Style Council
Música: (When you) call me

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um Passeio



Eu estava em Paris, mas ouvia algumas vozes da ilha do outro lado do canal da Mancha. Eram vozes de ressureição, de louvor, de uma irmandade refeita. Lembrei dos amigos que nunca mais verei, pensei nas pessoas que conheci um dia, sofri pela dureza que é nem sempre acertar neste caminho que chamamos vida, mas não me queixo, a vida é o que pode ser.

Eu podia ouvir nitidamente
que um erro não poderia pesar eternamente
e que a vergonha pelas insanidades que são ditas em meio a fúria
seriam zeradas em um belo dia de sol.

Eu continuava em Paris, mas minhas lembranças passeavam pela terra da rainha, é verdade, não acho justo que o povo sustente parasitas, ainda mais quando temos uma crise lá fora. Mesmo assim me deu vontade de alugar uma bike e sair pedalando e cantarolando o Blur pra cima e pra baixo até o anoitecer ligeiro do inverno europeu.

Trilha Sonora
Artista: Blur
Música: Beetlebum

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Oh! Mother...



Da série canções que arrebentam corações...

“I Know It’s Over” é melancolia do principio ao fim. O cantor esquálido enreda dores e exorciza demônios no andamento arrastado da canção.

Foi em 1986 que a ouvi pela primeira vez e, confesso continua sendo uma balada perfeita.

Trilha Sonora
Artista: The Smiths
Música: I Know It's Over

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Canções



De volta ao Brasil, de volta a rotina... Não. Estou de férias e, férias que se preze não deve ter rotina. Então caio para dentro das minhas memórias musicais.

O ano era 1980, a canção a melosa Guilty, escrita pelos irmãos Gibb e gravada em duo por Barry Gibb e Barbra Streisand. Era o auge dos Bee Gess, era também o apogeu de Streisand e a canção terminou ficando e ainda hoje é tocada, baixada, comprada no itunes, enfim: sobreviveu. E se isso ocorreu deve haver os seus motivos. 

Eu particularmente apenas gosto de ouvi-la, sem compromisso e, embora seja ‘melosa’ não renego o meu apreço pelo dueto. Barry disse que o sucesso devera ao fato de ao compor a canção para Barbra Streisand saberia não haver limites para sua interpretação. Streisand por sua vez, afirma que Barry com muito jeito sempre a encorajou a buscar o contorno próprio para o take final da faixa, e isso acontece sempre que um bom compositor encontra uma ótima interprete. 

É uma canção sobre o amor, sobre a dor da solidão, sobre sentimentos, que reverberam no single final, esse mesmo que mesmo após 32 anos ainda prendem por alguns minutos a nossa atenção. 

Trilha Sonora
Artista: Barbra Streisand and Barry Gibb
Música: Guilty (1980)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Asas



Uma crônica
uma canção que desfaz ilusões
e recria mitos
uma daquelas personagens
que vagueia sozinha pela metrópole
e vive a pensar:

Queria talvez ser outra pessoa
queria talvez sentir outras dores
queria talvez ter outra vida
queria talvez não carregar consigo
a poesia
a beleza
a melancolia secular
dos poetas anônimos
que esperneiam todas as noites
quando o vazio tritura suas almas
queria talvez criar asas
e voar bem distante dali
queria talvez apenas acordar
do longo e profundo sono
de uma vida acachapante
entediante 

Serão os anjos a visão
da eternidade que seria a vida
sem o amor?

O poeta é prisioneiro de si mesmo...

Trilha Sonora
Artista: Radiohead
Música: Let Down

sábado, 7 de janeiro de 2012

Perfume



Andavam lado a lado pela avenida enfrentando a chuva fina, o frio e o vento cortante. O colorido dos cachecóis, e da maquiagem das garotas, dos casacos misturavam-se ao monocromático inverno.

Tudo que ela queria no fundo era ganhar aquele menino, mas ele não era manipulável ao seu gosto padrão. Pelo bulevar o que se viu então foi uma garota linda flertando com um sonho e, alimentando uma imensa solidão com o perfume da dor. 

Trilha Sonora
Artista: The Like
Música: He's Not A Boy

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Paris, Paris...



Existem lugares que nos transmitem impressões e sentimentos instransponíveis. Na vida nada é perfeito, e mesmo o belo possuí sua antítese. É isso que levo hoje comigo do solo francês, lugares que certamente voltarei muitas vezes para rever e que nunca deixarão de estar comigo. As manhãs escuras correndo pelo Jardim de Luxemburgo, os cinemas de Paris, sua arquitetura marcante, seu metrô antigo e eficiente, o ambiente garboso de Saint-Germain e a descrição e esforço dos franceses em agradar os turistas, que infelizmente invariavelmente confundem Paris com Miami. Paisagens que eternizam o espirito de uma cidade, das vidas que a cercam, e dos olhares incrédulos dos existencialistas. 

Trilha Sonora
Artista: Malcolm McLaren and Catherine Deneuve
Música: Paris Paris

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Château



Hoje pelas bandas de Versalhes chovia, ventava, fazia muito frio e, mesmo assim lá estavam eles...

Os vultos de Maria Antonieta da Áustria e da Lorena, os rastros da ficção e da realidade. Eu sem querer vi a mão de Sofia Coppola e o charme de Kirsten Dunst, o lindo Petit Trianon.

Trilha Sonora
Artista: Florence and The Machine
Música: Shake It Out

domingo, 1 de janeiro de 2012

Imensidão



Um mergulho no fundo da imensidão e,
mesmo assim eu posso ouvir
alguém correndo pela praia
ao som das gaivotas
enquanto o vento sopra e a água abraça a areia.

Segunda, terça, quarta, quinta ou sexta-feira,
mas por que parece que tudo sempre termina no sábado à noite?

Seja na delicadeza de um piano,
ou na doçura da voz do cantor.

Tudo completamente livre e preso,
arejado e sufocante,
lindo e colorido como as ruas
da vila mais linda do planeta
ou mesmo o enevoado clima
de Notting Hill

Seja aonde for
haverá uma imensidão.

Ps: este post é dedicado ao jornalista Daniel Piza que partiu tão cedo.


Trilha Sonora
Artista: The Style Council
Música: Its A Very Deep Sea